Novos paradigmas, ora quá! 07/08/2008

Willian Andrew, que trabalhou na reestruturação da polícia de Nova York, declarou durante uma entrevista para a Revista Época que para alcançar resultados positivos era necessário investir no policial e melhorar a gestão.

Uma organização que no terceiro milênio não possui plenamente definidos e operacionalizados a sua MISSÃO, os seus VALORES e a sua VISÃO DE FUTURO está condenada ao fracasso.

Cabe destacar que as instituições policiais têm as suas MISSÕES definidas na Constituição Federal, porém precisam estabelecer os seus VALORES INSTITUCIONAIS e definir a sua VISÃO DE FUTURO.

Quais são os VALORES das instituições policiais?

Qual é a VISÃO DE FUTURO destas instituições?

A GERÊNCIA da Polícia ao sabor dos interesses da cada governante, compromete o desenvolvimento da Instituição, não implementa mudanças, fica preso a arcaicos paradigmas e acaba por repetir estratégias erradas, considerando que desviamos o FOCO, comprometendo todo o processo.

Dias atrás eu compareci a uma empresa particular e logo na entrada, tive a oportunidade de ler em um cartaz os VALORES da empresa:

VALORES:

- HUMANIZAÇÃO - Tratar todo cliente com respeito, prevalecendo a generosidade e a solidariedade na relação.

- CREDIBILIDADE – Construir relações verdadeiras com todos os clientes, através da confiança e da transparência.

- ÉTICA – Praticar conduta moral, humana e profissional despertando o orgulho de trabalhar na empresa.

-FOCO NO CLIENTE – Fazer com que o cliente se sinta sempre importante e especial.

-COMPROMETIMENTO – Agir consciente de que a participação de cada um é fundamental para o sucesso do negócio.

-RECONHECIMENTO – Valorizar a contribuição individual nos resultados com senso de justiça e celebrando o sucesso.¨

Uma rápida leitura nos permite identificar claramente que a empresa cultua VALORES focados no SUCESSO da EMPRESA, nos FUNCIONÁRIOS e nos CLIENTES.

Os FUNCIONÁRIOS são colaboradores para o sucesso da EMPRESA.

Fazendo um paralelo com a atual política de segurança pública implementada em Mato Grosso, percebemos que existe uma preocupação com o SUCESSO POLÍTICO, porém o FOCO não tem sido o CLIENTE e muito menos o FUNCIONÁRIO.

O CLIENTE - o cidadão - parece estar se transformando mais em vítima da ¨política¨ de segurança do que em CLIENTE dessa segurança pública, que deveria estar voltada para a proteção da vida, acima de tudo.

O FUNCIONÁRIO – o Policial - cada vez mais esquecido pelo poder político, recebe um salário famélico que o obriga a procurar outro emprego para garantir o sustento de sua família. Ele trabalha em duas ou mais EMPRESAS e na maioria das vezes a EMPRESA PÚBLICA – Polícia – vira o ¨bico¨.

O FUNCIONÁRIO – o Policial – desgastado física e emocionalmente, totalmente desmotivado, não consegue interagir corretamente com o CLIENTE.

Refém de uma ¨política¨ equivocada VITIMIZA O CLIENTE e VITIMIZA A SI PRÓPRIO, considerando que a ele todas as culpas e todas as penas legais.

Sr Governador, Srs Administradores da Segurança Pública em MT releiam os VALORES da empresa antes citada e analisem como a ¨política¨ de segurança pública trata os CLIENTES e os FUNCIONÁRIOS.

Como trata os POLICIAIS e os CIDADÃOS.

O resultado só poderia ser um, o fracasso da EMPRESA.

Concluindo, a GESTÃO está totalmente equivocada!

Novos PARADIGMAS, ORA QUÁ!

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Léo Gonsaga Medeiros - Cel PM RR

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