Debate (?) político 25/09/2006

Hoje é o último dia da propaganda eleitoral gratuita. Assisti devotadamente a todos os bate-bocas pífios, munido de elevadas doses de boa vontade e de alguns comprimidos anti-náusea. Contudo valeu a pena.

Divulgado pela imprensa como a solução para a escolha do candidato, o “debate político” caracterizou-se como um festival de promessas e hipocrisia nauseantes; nem o esforço dos apresentadores, revestidos do papel de moderadores, conseguiu arrancar fagulhas do pensamento político-inetelectual-estratégico dos senhores futuros representantes do povo.

Reproduzo abaixo algumas pérolas das entrevistas, recolhida alhures da “imprensa escrita, falada e televisada”:

Entrevistador:

-- Candidato! Qual sua proposta para a educação em MT?

Candidato:

-- A experiência mostra que a atual estrutura da organização prejudica a percepção da importância das novas proposições o que nos obriga a análise do desenvolvimento futuro.”

Outra:

Entrevistador:

-- Candidato! Cuiabá, como centro geodésico da América Latina, poderá se constituir no centro propulsor da cultura no continente.

-- Qual a sua proposta para incrementar a política de integração sugerida?

Candidato:

-- Não entendi! O caro repórter poderia “recolocar a pergunta”...

Mais uma, essa, de um candidato para outro:

-– Candidato! Qual a sua política para a agricultura?

Resposta:

- Agradeço a pergunta que permitirá expor meu pensamento(?); o incentivo ao avanço tecnológico e a complexidade dos estudos efetuados, consolidará as estruturas para o cumprimento do papel essencial do agro-negócio, do mesmo modo auxiliará a preparação e a estruturação do nosso sistema de formação de quadros.

Impressionante a fórmula de “impessoalidade” pretendida ao designar o semovente entrevistado; era “candidato”pra lá , “candidato” prá cá, como se nós, os eleitores, não conhecêssemos o prontuário de cada um, ops, digo, a biografia de cada cidadão ali exposto.

“Por outro lado, ao início do programa de formação de atitudes, facilita a definição de nossa escolha para sufragar no domingo próximo”.

E viva a democracia!!!

...

Léo Medeiros é Cidadão Cuiabano

Nenhum comentário:

Postar um comentário