A lula é um molusco invertebrado, que por isto pode se dobrar facilmente e jamais terá problemas de quebrar a espinha quando se curva aos interesses de seus vizinhos, como o corrupto, que é uma espécie de crustáceo que mora em galerias cavadas nas areias das praias rasas
A lula pertence à classe dos Cephalopoda, ou cefalópodes, cujos olhos e sistema nervoso são muito desenvolvidos.
O olho da lula é o mais perfeito entre os invertebrados, não se pode falar o mesmo de seu sistema neuronal.
Por isto enxerga mais longe do que comumente se pensa, o que não é garantia de que sua visão seja das mais corretas. Às vezes se revela muito falha, pois incapaz de ver o que acontece exatamente ao seu redor.
Por isto ela geralmente não sabe de nada porque nada viu.
Cefalópode, segundo o Aurelião, é aquele que tem pés na cabeça. Ou seja, tem o cérebro perto dos pés.
Por isto, a lula não tem uma visão muito elevada das coisas e costuma nivelar por baixo principalmente o que é dos outros, embora saiba flanar nas alturas, e luxuosamente, no seu interesse.
É de coloração geralmente amarelada com manchas vermelhas rutilantes, que podem assumir a forma de uma estrela de cinco pontas.
Pode mudar de coloração dependendo do ambiente e das circunstâncias que a cercam: por isto a lula que você vê, defendendo pontos de vista de uma coloração política, pode ser a mesma que você vê hoje pedindo que esqueçam suas promessas e defendendo aquilo que ontem combatia para sua sobrevivência, de coloração diametralmente oposta.
São conhecidas hoje, mais de mil espécies de lulas; existem lulas castristas, trotkistas, leninistas, gramcistas, maoístas, stalinistas, chavistas (espécie nova), hoxistas, hochiminnisas, enfim, uma renca de tipos.
Estudiosos dizem que é um grupo em franco declínio, pois seu número já foi consideravelmente maior: foram descobertos aproximadamente dez mil fósseis da espécie, estendendo-se até o período cambriano.
Como todos temos o conceito de que os moluscos são lentos e estáticos a lula nos engana facilmente. Ela é um predador rápido e insidioso, pois seus inúmeros tentáculos conseguem se jogar em várias direções e, depois de enganada, a presa dificilmente conseguirá se livrar.
A lula tem cabeça grande e olhos conspícuos, às vezes congestionados. A cabeça e o corpo se unem quase sem pescoço numa espécie de colarinho frouxo que, em alguns casos, pode ser branco.
Logo acima do reto ela tem uma bolsa de tinta preta com um canal que, ao perceber algum perigo, abre-se e mancha a água ao seu redor, turvando a visão dos menos prevenidos.
É esse o mecanismo de defesa antes referido, de grande importância para a lula.
Afinal, embora de espécies diversas, habitam todos o mesmo planalto, digo, o mesmo oceano.
...
*Kamarada Mederovsk é um "cerumano" como outro qualquer
Nenhum comentário:
Postar um comentário