O Churrasco se tornou a principal diversão dos brasileiros nos finais de semana e feriados. Atinge a todas as classes sociais. Veja este estudo que estabelece as características dos dois tipos principais: de Rico e de Pobre.
CUSTEIO
RICO:
O churrasco é por conta de quem convida. Os convidados, no máximo, levam algum presente como agradecimento - um vinho argentino, por exemplo.
POBRE:
Totalmente rateado. Durante a semana, as mulheres combinam quem faz a maionese e a farofa. Os homens rateiam a carne e as cervas (aqui em Cuiabá, tudo comprado no Mercado do Porto).
Se for fim de ano, o gelo é comprado em posto de gasolina, senão é feito em casa mesmo, em qualquer embalagem que couber água e puder ser colocada no freezer.
Geralmente no rachão dá encrenca e alguém fica falando mal de um ou outro que deu calote ou do que pagou a mesma coisa e bebeu duas vezes mais que todo mundo.
Sempre aparece algum engaçadinho que não paga por motivos como ¨a casa é minha¨, ¨eu fiquei na churrasqueira¨, etc...
TRAJE FEMININO
RICO:
- Calça cigarreti da Zara
- Bolsa Louis Vuiton
- Blusinha básica branquinha da Siberian
- Aquele óculos maravilhoso
POBRE:
- Sandália de salto
- Mini-saia curtíssima
- Blusinha C&A
- Chinelo ou tamanco da Renner
TRAJE MASCULINO
RICO:
- Bermuda Hugo Boss
- Camiseta Tommy Hilfinger
- Óculos
- Aquela caminhonete
POBRE:
- Chinelo Rider chulezento
- Bermuda de uma calça jeans cortada com barriga saindo pra fora
- Camiseta jogada nas costas, óculos de camelô (dez ¨reau¨ - comprado no camelódromo)ou bermuda de nylon sem camisa e descalço
COMIDA
RICO:
Normalmente comem pouco de cada coisa, arroz com alho, farofa de frutas, filé, picanha argentina, muzzarella, sendo cada coisa comida a um tempo diferente e pausadamente.
Também é comum uma mesa de frios.
POBRE:
Vinagrete, arroz-tropeiro e uma asa em cima do prato com as pontinhas queimadas, lingüiça de pernil mal desossado.
BEBIDA
RICO:
Os homens chopp ou cerveja Skol geladíssima, as mulheres bebem água ou refrigerante diet.
POBRE:
Homens e mulheres bebem até cair. Cervejas mais comuns são Cristal, Schin, Kaiser, geladas no tanque de lavar roupa.
Quem fica tonto mais rápido bebe intercalado água do filtro e refri Predileto.
Não pode faltar a tradicional caninha com limão.
PRATO
RICO:
Normalmente beliscam uma picanha argentina ou filé servido em prato branco liso de porcelana, acompanhado com um copo grande de cristal.
POBRE:
Nos tradicionais pratinhos de plástico repetem a comida toda hora, já que não há fila. A bebida é servida no copinho de plástico que não é descartável -- lava-se após o uso e é compartilhado amigavelmente.
MÚSICA
RICO:
Jorge Vercilo, Marisa Monte, etc... até mesmo jazz. Pode ser contratado um grupo que toca chorinho.
POBRE:
Aquele pagodão de cair suor, forró, lambadão e Zeca Pagodinho. Só CD pirata. O importante é tirar a galera do chão, depois de umas 3 horas de churrasco todos já estão dançando independente das idades ou crenças. Aí já vale batuque nas panelas, mesas, latões ou quaisquer objetos disponíveis.
CHURRASQUEIRO
RICO:
Contratado, trabalha normalmente em buffet ou em algum restaurante granfino e traz consigo a equipe que serve os convidados.
POBRE:
Amigo de um conhecido que trabalha no açougue da esquina faz um precinho melhor ou cada hora um fica um pouquinho na churrasqueira. Quando a opção é a primeira, normalmente é um cara barrigudo que fica suando com uma toalhinha comunitária nas mãos. Adora ficar jogando cerveja na brasa pra matar os vizinhos de inveja.
O LOCAL
RICO:
Área coberta com piso de granito, mesinhas e cadeiras para todo mundo. Tem piscina, mas ninguém se anima a entrar. O WC e perfumado, com sabonetes diversos, fraquinhos de perfume, a descarga funcina e cada meia hora é higienizado.
POBRE:
Local aberto, sol quente na cabeça ou chuva pra apagar o fogo (então é improvisada a cobetura de lona somente para a churrasqueira), piso cimento batido, cadeira pra quem chegar mais cedo (estes cedem o lugar para os idosos e grávidas atrasados, se for o caso) os demais ficam de pé, esbarrando uns nos outros e pisando no seu pé, mas não tem problema porque normalmente todo mundo tá descalço.
Na falta de piscina funciona o tradicional duchão.
O banheiro fica na edícula do fundo da casa, junto ao tanque de lavar roupa e perto daquela mangueira frondosa; o único rôlo de papel higiênico acaba rápido, só as mulheres estão autorizadas a usar o estabelecimento, os homens, disfarçando, urinam na rua escondidos pela kombi.
O FINAL
RICO:
Em menos de 3 horas cada um pega seu veículo Honda, Pagero... e vai embora. Todos vão em momentos diferentes para que o dono do churrasco possa fazer os agradecimentos
POBRE:
Depois que o dono da casa diz que tem que trabalhar amanhã cedo, o pessoal que mora longe pega carona na kombi de um dos participantes (com 20 pessoas igualmente distribuídas). Os demais vão a pé mesmo.
O pessoal da kombi toca na lataria do carro, uma música de despedida enquanto o mesmo vai se afastando (pagode mesmo!).
E, desafio a me dizer que não conhece a prática acima?
...
*Kamarada Mederovsk é um ¨cerumano¨ como outro qualquer
Nenhum comentário:
Postar um comentário